Sentinela



Sentinela

Como eu queria repousar e acordar em um futuro próximo

Nem que fosse por apenas um dia

Seria um dia de paz, lembranças e alegria

Um dia de acampar em um lugar seguro e esperado

Um dia de não temer o alto mar, a vasta selva e os áridos desertos

Poderia chorar com alegria e pular até se cansar

Poderia olhar com olhos imaturos a maré de março, e espera-lá se acalmar

Como eu queria estar longe daqui

Nem que fosse por apenas um dia

Está longe do presente que me surpreende pelas costas

Longe de uma paura que sufoca minha trajetória

Longe de dias que não terminam quando se quer descansar

Anos que se vêm e se vão, mas tudo insiste em ficar

Muito longe dessas guerras que não se explicam nem se esperam acabar

Quanta dor, Oh quanta dor! Pois não posso repousar muito menos acordar

Ah sim, é verdade ainda estou aqui de sentinela sentindo o frio da noite e a maresia me alcançarem

Hoje não posso dormir nem pestenejar

Nem que fosse por apenas um dia queria muito descansar

Mas espero com vigor a alvorada desse dia chegar

“Sonhar pouco é esconder seu potencial,

Pra quem sonha muito não há limites para voar”.

Lucas Silva Braga

Seu mundo justifica suas idéias

Dedico esse texto a uma grande amiga, onde respeito sua sabedoria e seu caráter, contudo minhas convicções não nos impedem de vivermos em “mundos” diferentes.

“Existe um pensador dentro de nós, em que o mundo material e as desavenças da vida luta a todo instante para não darmos ouvidos a ele, mas se um dia as suas palavras penetrar as nossas mentes e fincar em nossos corações jamais seremos os mesmos. L.S.B.

Seu mundo justifica suas idéias

Em um mundo não muito distante daqui em que é mais valioso aprender que ensinar, que o belo estar em olhar as duas faces da realidade e nunca ser radical, vive um Inuit com suas crenças e idéias certo dia diante de algumas experiências resolveu questionar-se:”Nós somos dignos de julgar alguém no mundo das idéias”?

Diante de tal pergunta lembrei-me de uma experiência minha em que passei em um debate com uma amiga, expus minhas idéias logo após ela expôs a dela que era muito diferente porem era o parecer dela foi quando inquietei-me e perguntei:

-Porque estou errado?

Ela respondeu: Voce é jovem tem 18 anos apenas e confundi muito as coisas isso é normal em sua idade mas com o tempo mudará seu pensamento.

Pensei e re-pensei achei melhor dar o papo como encerrado embora respeitasse o pensamento dela por ser mais experiente, fui em busca de minhas própias respostas foi quando mais uma vez questionei-me: Porque o pensamento dela invalida o meu ou vice-versa? Não é possível enchegarmos azuis diferentes e isso não impedir que reconhecamos o mesmo azul? Embora ela seja muito mais experiente não tira a minha possibilidade de defender minhas idéias como um grande sábio falava “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

Com isso resolvi analisar sobre a definição de algumas palavras como - Pensamento: Ato ou efeito de pensar. Pensar: Formar ou combinar no espírito pensamentos ou idéias- Se o pensamento é o ato de pensar e o pensar é formar idéias no espírito não devemos surpreendermos com o fato de que teremos a qualquer momento um possível choque de idéias porque nossos espíritos são únicos.

Ora partindo do pré-ssuposto que cada indivíduo possui seu pensamento com seu mundo e com tal realidade logo suas idéias são únicas e explicadas pela realidade que você vive.Esse argumento leva-me a crer que não só como nossos gostos nossas idéias também são relativas portanto não somos dignos de julgar ou ser julgado no mundo das idéias. Ainda que você tenha 70 anos com toda sua experiência do mundo não serás digno de julgar alguém no mundo das idéias porque o que é certo pra você pode ser errado pra outro devido a relatividade das idéias.

E mesmo que uma idéia invalide a outra não compete a nós julgarmos. Ora porque estudamos Aristóteles e Galileu? Qual dos dois foram mais importantes? Nenhum, pois os dois tiveram importância no estudo da astronomia embora a Galileu tenha invalidado as teorias de Aristóteles ambos ganharam seus méritos na Física.

Mas pergunto se alguém não compreende essa realidade gera um problema? Certamente sim, pois se você não é capaz de respeitar as idéias do próximo estará sendo leviano e arrogante, se você não é capaz de respeitar o mundo do próximo estará desrespeitando também o espírito do mesmo e afirmando que o seu é superior tornando-te uma pessoa soberba .Ha verdade e que não se convence ninguém sendo leviano nem tão pouco arrogante.E onde está o problema disso? Não seria isso o motivo das discensões mundias? Uma guerra nasce de um pensamento soberbo e leviano.

Não existe um único caminho para o saber e cada um traça e segue o caminho que se crer é perigoso de mais desviarmos alguém de seu caminho talvez essa pessoa não sinta-se bem em outros climas.É bom criticar mas é mais importante saber criticar a humildade no meu mundo é uma grande virtude.

Portanto caro leitor, tenha cuidado a quem for expor suas idéias, muitos não vivem em seu mundo, crie as suas respeite a do próximo e saiba que alguns debates não te levará a lugar algum, afinal religiosos entram em um consenso com ateus? Nunca abaixe a cabeça diante de obstáculos que ameaça suas crenças lute sempre em defesa de suas idéias porque você bem sabe o que as sustenta e lemre-se que ninguém e dono do saber pois todo mundo tem um pensador dentro de si.

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”-Voltaire

“Não dê as costas a possíveis futuros antes de ter certeza de que não tem nada a aprender com eles.”- Richard Bach

“Devemos aprender durante toda a vida , sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.”-Platão

http://www.blogger.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

http://www.blogger.com/img/icon18_edit_allbkg.gif

Em Alguns Desertos não existem Oásis.

“Constantemente nos deparamos com decisões na vida, que acarretam em conseqüências futuras,quer sejam destruidoras, quer sejam construtoras, a verdade é que o amanhã independe muito de uma questão de sorte ou azar, para mim ele é construído ou até esperado, pois não importa quais sejam suas escolhas, ainda assim o futuro às refletirá”. L.S.B

Em alguns Desertos não existem Oásis

Hoje, analisando alguns fatos, questionei-me como somos tão imaturos em nossas decisões. Como é complicado entendermos a hora de começar ou desistir. Neste momento, milhões de pessoas decidem, escolhem algo que realmente poderá mudar o curso de suas vidas... Neste momento, milhões de pessoas abrem e fecham caminhos para continuarem sua trajetória. A todo instante, somos direcionados a decidir, Independentemente de cor, credo ou classe social todos, sem exceções, são obrigados a tomar uma decisão em algum momento de suas vidas.

Tudo que adquirimos ou aprendemos está relacionado com a prática. De fato, se você pratica tal coisa todos os dias, logo evoluirá com essa prática até chegar a um nível de erro quase nulo diante de tal tarefa. Ora, se todos os dias convivemos com a realidade das decisões, por que ainda sofremos com nossas escolhas? Sinceramente não sei se tememos mais as decisões que as conseqüências, mas ambas mexem com o nosso intelecto e têm uma grande influencia em nossas conquistas.

Decidir, segundo o dicionário, significa determinar, resolver, solucionar, ou seja, agir. Agir quando se há pouco ou muito tempo, agir quando alguém espera algo de você, agir quando o mundo cobra algo de você. A decisão é um drama individual, às vezes, dispomos de todo tempo do mundo, todavia ainda não é suficiente para tomarmos uma decisão. Ela é capaz de nos conduzir para um abismo ou para um paraíso mas isso depende muito de nós.

Hoje pensei sobre isso tudo e hoje também eu decidi, comecei algumas estradas e encerrei outras. Compreendi que é necessário reconhecermos nossos limites, embora nem sempre possamos atendê-los. De fato, é mais importante sabermos parar do que começar assim como é mais importante saber freiar do que acelerar, mas existe o tempo e causa certa pros dois. Então não há motivo algum para criticarmos tanto as desistências. Jamais se considere fracassado ou desesperançoso em desistir de algo, tudo isso é válido desde que haja uma causa. Lógico que desistir de tudo é absurdo, portanto sinta-se motivado em saber que sempre existirá vários meios de se chegar a algum lugar.

Ainda hoje chorei pelos que não agiram e não decidiram, aos que de coração ficaram inertes ao tempo, inertes ao mundo. Essa realidade levou-me a crer que pior que desistir ou perder-se no caminho é não querer caminhar, pois para os que nunca quiseram tentar não há esperanças. O mundo impõe regras para se ter algo ou para se chegar a algum lugar, existirá sempre condições para se viver, logo teremos méritos se vencermos tais condições a verdade e que todos nós somos obrigados a sair da barriga de nossa mãe, mas se seremos alguém isso é apenas uma escolha ou melhor dizendo uma decisão.

Nessas 24 hs pensei, questionei e até chorei, enquanto ao amanhã não sei bem, quero continuar decidindo, acertando, pois ainda tento caminhar em um mundo que se esqueceram de me apresentar... Roubaram minha infância, levaram minha ingenuidade e esconderam minha liberdade. Realmente, o cinema me enganou em falar que “A VIDA É BELA” e sinceramente não vejo nada de belo nessa realidade. Penso que matar um leão por dia é mais uma condição e não uma escolha. Concluo que, não basta ser educado e até ter um bom coração, pois o que vale mesmo é a determinação. Talvez amanhã eu até encontre um oásis para descansar em meio a esse deserto inóspito, mas hoje preciso pensar menos e agir mais, visto que ainda me sinto distante de um lugar tão perto.

Lucas Silva Braga

"Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir." - Napoleão Bonaparte.